ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE MATERIAIS

   

Os ENEM – Encontro Nacional de Estudantes de Materiais resultam de uma colaboração entre o Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros e a Sociedade Portuguesa de Materiais e promovem o contacto entre estudantes de materiais das diferentes universidades do país.

O 5º ENEM realizou-se este ano na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, a 29 e 30 de setembro. 

 

O 1º ENEM teve lugar no dia 2 de novembro de 2006, na Universidade de Aveiro. O Programa focou-se na integração no mercado de trabalho, com depoimentos de Engenheiros de Materiais nas Empresas, chamando a atenção para os aspetos das relações humanas, fundamentais no desempenho e na produtividade.

O 2º ENEM decorreu a 6 e 7 de novembro de 2008 na Universidade do Minho. Foram abordados temas variados, com várias apresentações: os Materiais e o Ambiente; os Materiais e o Património Histórico; os Materiais e o Mundo Nano; os Materiais e a Saúde. Foi muito participado, registando-se a presença de cerca de 200 estudantes do Minho, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa.

O 3º ENEM foi organizado no Instituto Superior Técnico (IST) de 11 a 13 de novembro de 2010 e teve como tema Os Materiais e a Economia Nacional, dividido nos seguintes blocos: Materiais lenho-celulósicos; Reciclagem /reutilização; Cerâmicos e Polímeros; Construção e Metalomecânica. Incluiu ainda uma sessão com jantar na Ordem dos Engenheiros, com uma apresentação do Bastonário sobre a Ordem dos Engenheiros e a vida profissional.

O 4º ENEM decorreu em 2014, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), na Caparica, nos dias 6 e 7 de Março. Teve mais de duzentos participantes.