Prémio SPM de Carreira & Reconhecimento

 

O reconhecimento da excelência na inovação tecnológica e investigação científica na área de Materiais faz parte da missão da SPM.

Para a prossecução deste objetivo foi instituído em 2015 o Prémio SPM de Carreira & Reconhecimento com o intuito de reconhecer, encorajar e promover a excelência nas atividades de desenvolvimento e investigação em Materiais em Portugal.

Este prémio será atribuído bienalmente nos anos de realização do congresso da SPM, MATERIAIS’.

Os candidatos ao Prémio SPM de Carreira & Reconhecimento deverão ser nomeados por sócios da SPM. Assim, convidamos todos os sócios da SPM a apresentar nomes, de acordo com os procedimentos abaixo indicados.

 

O Prémio SPM de Carreira & Reconhecimento 2015 foi entregue a Nobumitsu Shohoji, Investigador Coordenador do LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia) pela Presidente da Federação Europeia das Sociedades de Materiais (FEMS), Margarethe Hofmann-Amtenbrink, numa cerimónia realizada durante o congresso MATERIAIS'2015, na FEUP, no dia 21 de junho.

 

Procedimentos de nomeação

1. Submissão

O pacote de informação deve ser enviado eletronicamente em formato PDF para: Secretariado da Sociedade Portuguesa de Materiais [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

Data limite para submissão: até ao dia 31 de janeiro do ano do congresso SPM Materiais, com excepção do ano de arranque do referido Prémio.

2. Carta de nomeação

A carta de nomeação do candidato ao prémio deve descrever a atividade que foi desenvolvida pelo nomeado na solução de problemas tecnológicos e científicos e na promoção dos Materiais no panorama nacional. O impacto desta atividade na comunidade dos “Materiais”, e nos desenvolvimentos conseguidos nesta área, deve ser apresentado e discutido dum modo integrado, sendo realçado o papel do nomeado no caso de ter havido intervenção de uma equipa de investigadores.

Nesta carta devem ser incluídos: (i) os marcos mais relevantes para a disseminação e promoção dos Materiais em Portugal e no Estrangeiro, (ii) as tecnologias desenvolvidas associadas ao desenvolvimento e ou aplicação de Materiais, (iii) os artigos científicos e patentes mais importantes publicados, (iv) os prémios atribuídos, (v) o número de citações e o índice H (se se aplicar) e (vi) qualquer outra informação que se considere relevante para caracterizar o perfil do candidato. Se possível, adicionar o curriculum vitae do nomeado.

Deve ser também adicionada uma frase, tipo sinopse, que resuma a qualificação do nomeado para o prémio. Esta carta deve incluir uma lista de individualidades que enviarão cartas de apoio à nomeação efectuada. No total, a carta de nomeação não deve exceder duas páginas, deve ser concisa, mas com o detalhe suficiente para permitir à Comissão de Avaliação, cujas competências poderão ser noutras áreas de conhecimento, avaliar convenientemente as contribuições do nomeado.

3. Cartas de apoio

O responsável pela nomeação deve obter e enviar também 2 ou 3 cartas (máximo) de apoio à nomeação. Tipicamente, estas cartas devem ser sucintas e não ultrapassar uma página. O propósito principal destas cartas é evidenciar por partes terceiras os principais feitos do nomeado, em particular aqueles não referenciados nos documentos de suporte à nomeação. As cartas de apoio podem ser individuais ou escritas por instituições às quais o nomeado não esteja diretamente ligado.

4. Procedimentos para a nomeação, a seguir pelo respectivo responsável

a. Assegurar-se de que o candidato cumpre os critérios de elegibilidade.
b. Escrever uma carta de 2 páginas realçando as razões que mostram que o candidato merece o prémio.
c. Escrever uma frase simples que defina a importância do candidato, a incluir na referida carta.
d. Obter um CV atualizado do candidato.
e. Contactar 2-3 pessoas que possam escrever cartas de apoio (1 página) ao candidato. Estas pessoas não podem ser de instituições a que o candidato esteja ligado.
f. Atualizar possíveis nomeações existentes que poderão ser válidas para além do primeiro ano de concurso.
g. Todos os documentos devem ser enviados electronicamente para a SPM em formato PDF.
h. Assegurar-se de que a documentação chega à SPM antes do dia 31 de Janeiro do ano do congresso SPM.