Divisões

 

         

Corrosão e Proteção de materiais

 

Materiais e Energia

 

Materiais para Dispositivos Médicos

A corrosão tem um elevado impacto na economia portuguesa. A missão da DTCPM na SPM, com enfoque na corrosão e proteção dos materiais, é a promoção do conhecimento, a divulgação e a cooperação por forma a minimizar os custos da corrosão.

 Leia mais

 

Os materiais e a energia estão intimamente ligados, seja a nível da produção de energia, seja a nível dos vários tipos de energia necessários à obtenção e processamento dos materiais.

Leia mais

  Os Dispositivos Médicos são um setor inovador impulsionado pelo envelhecimento da população mundial. A Divisão Técnica de Materiais para Dispositivos Médicos pretende fomentar a transferência de conhecimento para o avanço da investigação e para o crescimento da indústria neste setor.

Leia mais

 

         

Mat. da Eletrón. E Optoeletrónica

 

Eletroquímica De Materiais

 

fratura

A Divisão de Materiais da Eletrónica e Optoeletrónica da SPM pretende ser o pólo aglutinador de discussão e valorização da atividade que a Academia e a Indústria realizam na área dos materiais funcionais avançados e suas aplicações e ser uma voz junto dos decisores políticos.

Leia mais

 

A SPM criou a DTEM com o objetivo de promover o avanço da investigação e a solução de problemas fundamentais e aplicados relacionados com a transferência de eletrões ou iões nas interfaces. As aplicações vão desde as áreas da energia, saúde, até à solução de problemas ambientais.      

Leia mais
 

A Divisão de Fratura da SPM visa contribuir para a promoção do conhecimento relativo aos problemas de fratura e fadiga de materiais, em especial em Portugal. A Divisão tem também uma missão de promoção da utilização desse conhecimento pelo meio técnico e industrial.

Leia mais

 

         

JOVEM SPM

 

Fundição

 

materiais compósitos

A J-SPM integra os sócios da SPM com menos de 35 anos e pretende ser uma plataforma de contacto entre os estudantes de Materiais a nível nacional, com núcleos em várias escolas. Desenvolve ações de formação e organiza, nos anos pares, o ENEM – Encontro Nacional de Estudantes de Materiais.

                                                                                Leia mais
 

A Fundição é uma importante tecnologia nacional do setor metalúrgico e metalomecânico. Esta Divisão procura contribuir para o desenvolvimento da tecnologia, promovendo a melhoria dos processos de fabrico com vista ao aumento da competitividade das empresas.

                                                                             Leia mais

 

A Divisão Técnica de Materiais Compósitos pretende fazer a ponte entre os resultados da investigação das diferentes instituições científicas e as necessidades de desenvolvimento e valorização das empresas nacionais no setor dos compósitos, no que respeita a materiais, tecnologias e aplicações.

                                                                                  Leia mais

 

         

Materiais Poliméricos

 

trat. térm. e eng. de superfícies

 

Tribologia e Manutenção

Esta Divisão agrega os sócios da SPM com interesses e atividades no domínio dos Materiais Poliméricos (plásticos, elastómeros, termo-endurecíveis e polímeros funcionais). Assegura a representação da SPM na European Polymer Federation e participa nas atividades da EPF, desde 1990. 

                                                           Leia mais

 

Dada a importância destas técnicas no desenho de componentes e sistemas de engenharia, esta Divisão procura promover a transferência de conhecimento para as empresas, envolvendo ciência e engenharia de Materiais, questões energéticas e ambientais, com vista à sustentabilidade dos processos.

                                                                                Leia mais

 

A tribologia estuda os fenómenos de lubrificação, atrito e desgaste, e contribui para atenuar o seu impacto negativo na economia. A Manutenção, através da prevenção e a correta operacionalidade dos equipamentos, é um fator de melhoria da produtividade e competitividade das empresas.

                                                                               Leia mais