Corrosão e Proteção de materiais

 

Engenharia de Superfícies

 

Materiais e Energia

A corrosão tem um elevado impacto na economia portuguesa. A missão da DTCPM na SPM, com enfoque na corrosão e proteção dos materiais, é a promoção do conhecimento, a divulgação e a cooperação por forma a minimizar os custos da corrosão.

Leia mais
 

A Engenharia de Superfícies pode ser definida como “O estudo do par superfície/material que permite otimizar as suas propriedades funcionais, no sentido de alcançar a melhor relação custo efetivo / desempenho, impossível de obter com um só elemento deste par”.

Leia mais

 

Os materiais e a energia estão intimamente ligados, seja a nível da produção de energia, seja a nível dos vários tipos de energia necessários à obtenção e processamento dos materiais.

Leia mais

         
         

Materiais Estruturais

 

Materiais Funcionais

 

JOVEM SPM

Os materiais estruturais abrangem materiais cujo principal objetivo é transmitir ou suportar uma força, sendo os principais critérios de qualidade os parâmetros de resistência a cargas externas, tais como durabilidade, tenacidade, fiabilidade e vida útil.

Leia mais

 

A Divisão de Materiais Funcionais pretende ser o pólo aglutinador de discussão e valorização da atividade que Academia e Indústria realizam na área dos materiais funcionais avançados e suas aplicações, nomeadamente nas áreas da Eletrónica e Optoeletrónica e dos Materiais para Dispositivos Médicos.

Leia mais

 

A J-SPM integra os sócios da SPM com menos de 35 anos e pretende ser uma plataforma de contacto entre os estudantes de Materiais a nível nacional, com núcleos em várias escolas. Desenvolve ações de formação e organiza, nos anos pares, o ENEM – Encontro Nacional de Estudantes de Materiais.

Leia mais