2017 | 7as Jornadas

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), organizou no dia 17 de novembro de 2016, em Lisboa, as 7as Jornadas de Corrosão e Proteção de Materiais. Registou-se a presença de 153 participantes provenientes de empresas, universidades, institutos públicos e institutos privados.

As 20 apresentações orais estiveram distribuidas por 4 sessões temáticas dedicadas aos temas “Corrosão Metálica”, “ Monitorização e Técnicas de Caracterização”, “Novos Materiais e Revestimentos” e “Conservação e Restauro de Património e Casos Reais”.

 

A conferência plenária, proferida pelo Sr. Doutor Florian Sutter, trouxe-nos um tema de grande atualidade e enorme relevância como é o da durabilidade dos materiais e revestimentos nas centrais solares de concentração.

Antes da Sessão de Encerramento tivemos a intervenção da Senhora Professora. Fátima Montemor, na sua qualidade de Presidente da Federação Europeia de Corrosão (EFC), que nos falou sobre as estratégias de intervenção da EFC no combate à corrosão.

À semelhança do verificado nas duas edições anteriores, em 2008 e 2011, voltou a realizar-se o Concurso de Fotografia. Foram apresentadas 28 fotografias a concurso. Foram atribuídos prémios às 3 fotografias mais votadas.

O “Prémio Jovem Investigador” já faz parte da “imagem de marca” das Jornadas. Pela primeira vez nas suas 7 edições, este incentivo a jovens investigadores teve o patrocínio do LNEG e da SPM. O “Prémio de Jovem Investigador” foi atribuído ao trabalho “Remoção química de revestimentos orgânicos em aeronaves militares – Estudo da eficiência dos decapantes químicos à base de álcool benzílico” de Vanessa Baião, Jorge Correia e Cláudia Magalhães.

Parabéns à vencedora do Prémio 2016 mas igualmente aos que tiveram o mérito de se apresentar a concurso.

7as jornadas foto grupo