CURSOS

A DTCPM disponibiliza em 2023 as seguintes formações (ou cursos):
– Princípios, tipos e causas de corrosão metálica – NOVO
– Prevenção e proteção de materiais – NOVO
– Do antigo ao contemporâneo: seleção de materiais para a conservação de património cultural metálico – NOVO
– Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização – 9º Edição

Os cursos “Princípios, tipos e causas de corrosão metálica” e “Prevenção e proteção de materiais”, com uma duração de 16 horas (12 teóricas e 4 práticas), destinam-se a profissionais que pretendam aprofundar ou atualizar conhecimentos no domínio da corrosão e proteção de materiais. Com a conclusão do curso “Princípios, tipos e causas de corrosão metálica” os formandos deverão ser capazes de reconhecer o impacto da corrosão nos vários setores da economia, adquirir conhecimentos sobre os princípios da corrosão eletroquímica,  identificar e definir os principais tipos de corrosão e as suas causas, assim como compreender a corrosão em diferentes meios. No curso de “Prevenção e proteção de materiais” pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos sobre a aplicabilidade das principais técnicas de prevenção e proteção contra a corrosão, nomeadamente ao nível de projeto e na seleção de materiais, na aplicação de técnicas eletroquímicas, na especificação ao nível das preparações de superfícies, dos tratamentos de conversão, dos revestimentos metálicos e inorgânicos e dos revestimentos por pintura.

O terceiro novo curso “Do antigo ao contemporâneo: seleção de materiais para a conservação de património cultural metálico”, com uma duração de 8 horas (6 teóricas e 2h práticas) destina-se a profissionais que que pretendam aprofundar conhecimentos no domínio da preservação de património cultural. O objetivo do curso é sensibilizar para a influência da aplicação de novos materiais na conservação do património cultural metálico. Com a conclusão do curso pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos sobre as principais formas de corrosão em património metálico edificado, técnicas de diagnóstico, especificação de materiais para projetos de reabilitação e projetos de conservação preventiva.

O curso de “Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização”, com uma duração de 8 horas, destina-se a profissionais que pretendam adquirir conhecimentos em normalização, controlo de qualidade e de inspeção em corrosão e proteção de materiais por revestimentos. O curso está direcionado para uma aplicação prática e no final os formandos devem conseguir identificar e reconhecer a importância dos principais referenciais normativos em corrosão e proteção de materiais, assim como a atividade de inspeção na proteção anticorrosiva por revestimentos.

2023 | Pré-inscrição nos cursos de formação

Se está interessando em frequentar um dos cursos disponibilizados pela DTCPM para o ano de 2023 por favor preencha a seguinte ficha de pré-inscrição.

Mais tarde será contactado para confirmar e terminar o processo de inscrição.
Para mais informação sobre os cursos consulte este link.
Informamos que os cursos da DTCPM, em resultado da parceria com a RELACRE, são certificados pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).


2023 Formação | Inquérito

Com o objectivo de melhorar a diversidade e qualidade da oferta formativa em Corrosão e Protecção de materiais, a DTCPM está a realizar um inquérito, para o qual pedimos e agradecemos a vossa contribuição. Para aceder ao inquérito siga, por favor, o link


Outubro 2022 | Curso Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais

No dia 12 de Outubro de 2022 decorrerá a 8a edição do Curso Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Protecção de Materiais.

O curso destina-se a profissionais que pretendam adquirir  conhecimentos  em controlo de qualidade e inspeção em corrosão e proteção de materiais por revestimentos. A coordenação científica é da responsabilidade da DTCPM da SPM e a coordenação pedagógica da responsabilidade da RELACRE (Entidade Certificada pela DGERT).

O Curso está organizado por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial e com a duração total  de 8 horas.

Para mais informações aceda à brochura do curso:

Inscrições Encerradas.


2020 | Curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais

A 7ª edição do Curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais decorreu nos dias 7 e 8 de outubro de 2020. Devido à situação pandémica a edição deste curso realizou-se, pela primeira vez, online. Esta edição contou com a presença de 12 formandos provenientes de empresas e de universidades.


2019 | Curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais (6a edição)

A 6ª Edição do Curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais decorreu na Universidade EDP, no Porto, no dia 24 de outubro de 2019. Nesta edição participaram 10 formandos.


2019 | Curso de Corrosão e Proteção de Materiais (5a edição)

Entre 27 e 29 de maio de 2019 realizou-se a 5ª edição do Curso de Corrosão e Proteção de materiais. Esta edição contou com o apoio da AutoEuropa na componente da visita técnica que permitiu aprofundar, com exemplos práticos, os conhecimentos transmitidos pelos formadores nas sessões teóricas. Este Curso contou com a participação de 10 formandos.


2018 | Curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais 5ª edição)

No dia 6 de outubro de 2018 realizou-se em Lisboa nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG), a 5ª edição do Curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais. Esta edição contou com a participação de 11 formandos, grande parte enquadrados em empresas.


2017 | Curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais (3ª e 4ª edições)

Em 2017 realizaram-se duas edições do Curso de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais.

A primeira edição decorreu nos dias 27 e 28 de março nas instalações do CATIM, no Porto. A segunda edição decorreu no dia 28 de novembro, no LNEG, em Lisboa.

As duas edições contaram com a participação de 15 e 16 formandos respetivamente a edição no Porto e em Lisboa.


2017 | Curso de Corrosão e Proteção de Materiais (4ª edição)

A 4ª edição do Curso Corrosão e Proteção de Materiais decorreu entre os dias 17 e 20 de outubro de 2017 nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG) e do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa.

No curso foram abordados os seguintes temas: Custos e fundamentos da corrosão; Técnicas de prevenção e proteção de materiais; Preparação de superfícies e tratamentos de conversão; Revestimentos metálicos e orgânicos; Técnicas de caracterização de materiais; Classificação de atmosferas e Normalização.

O curso, cuja coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da DTCPM da SPM, contou com formandos provenientes de diferentes sectores industriais. Durante o Curso foi efetuada uma visita às instalações e laboratórios da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca, por forma a aprofundar, com exemplos práticos, os conhecimentos transmitidos pelos formadores nas sessões teóricas.


2017 | Formação a Empresas

A pedido da empresa Mota Engil, foi realizado um curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais, que decorreu no dia 24 de março de 2017 nas instalações da empresa em Linda-a-Velha.


2016 | Curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais (2ª edição)

A 2ª Edição do Curso de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais, decorreu no dia 18 de novembro de 2016 nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG), em Lisboa. Esta 2ª edição do curso contou com a participação de 16 formandos.


2016 | Curso de Corrosão e Proteção de Materiais (3ª edição)

A 3ª edição do Curso Corrosão e Proteção de Materiais, decorreu nos dias 7,8,14 e 15 de junho de 2016 nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG) e do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa.

No curso foram abordados os seguintes temas: Custos e fundamentos da corrosão; Técnicas de prevenção e proteção de materiais; Preparação de superfícies e tratamentos de conversão; Revestimentos metálicos e orgânicos; Técnicas de caracterização de materiais; Classificação de atmosferas e Normalização.

Durante o Curso foi efetuada uma visita às instalações e laboratórios da TAP, por forma a aprofundar, com exemplos práticos, os conhecimentos transmitidos pelos formadores nas sessões teóricas.

O curso, cuja coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da DTCPM da SPM contou com a participação de 9 formandos provenientes de diferentes sectores industriais.


2016 | Formação a Empresas

A pedido da Infraestruturas de Portugal foi realizado um curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais, que decorreu no dia 18 de fevereiro nas instalações da empresa na Estação de Santa Apolónia.


2015 | Curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais (1ª edição)

A Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais (DTCPM), realizou a 1ª Edição do Curso de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais, no dia 19 de novembro de 2015 nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG), em Lisboa. Esta primeira edição contou com a participação de 15 formandos.

Foto-2-Curso-CQINCPM-1Ed


2014 | Curso de Corrosão e Proteção de Materiais (1ª edição)

Com base nos resultados do inquérito de necessidades de formação em Corrosão e Proteção de Materiais, realizado em novembro de 2013, a Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais (DTCPM), realizou o 1º Curso de Formação em Corrosão e Proteção de Materiais, nos dias 3 a 5 de junho de 2014 nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG) e do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa.

No curso foram abordados os seguintes temas: Custos e fundamentos da corrosão; Técnicas de prevenção e proteção de materiais; Preparação de superfícies e tratamentos de conversão; Revestimentos metálicos e orgânicos; Técnicas de caracterização de materiais; Classificação de atmosferas e Normalização.

O curso, cuja coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da DTCPM da SPM contou com a participação de 13 formandos provenientes de diferentes sectores industriais.

Foto-1-Curso-CPM