top of page

SPM reforça papel estratégico na FEMS com eleição da Prof.ª Paula Vilarinho como Presidente

  • 5 de fev.
  • 2 min de leitura
A Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) congratula-se com a eleição da Prof.ª Paula Vilarinho como Presidente da Federation of European Materials Societies (FEMS) para o mandato 2026–2027, um marco de grande relevância para a comunidade portuguesa e europeia de Ciência e Engenharia de Materiais.

Paula Vilarinho, presidente FEMS

Esta eleição reflete não apenas o percurso científico e institucional da Prof.ª Paula Vilarinho, mas também o envolvimento contínuo e estratégico da SPM na FEMS desde 1996, ano em que a SPM se tornou membro da federação.


A este importante marco junta-se a continuidade da representação portuguesa no Board da FEMS, com a recondução do Vice-Presidente da SPM, Prof. Luís Pereira, para mais um biénio (2026–2027), reforçando a presença ativa da SPM nos órgãos de decisão da federação.


Ao longo de quase três décadas, a SPM tem tido uma participação ativa na vida da FEMS, destacando-se:

  • A organização de conferências europeias de referência, como o EUROMAT 98 (Lisboa), o EUROMAT 2013 (Sevilha, em parceria com a SOCIEMAT) e o Junior EUROMAT 2022 (Coimbra);

  • A participação regular no Executive Committee da FEMS, com representantes portugueses desde 2011, incluindo a Prof.ª Paula Vilarinho em vários mandatos consecutivos;

  • A presença em cargos de liderança da FEMS, com Pedro Portella (Presidente, 2010–2011) e agora Paula Vilarinho (Vice-Presidente, 2024–2025; Presidente, 2026–2027);

  • A distinção de vários membros da SPM com prémios FEMS, incluindo Medalhas Europeias de Ouro e prémios de Ciência, Inovação e Comunicação;

  • A celebração anual do World Materials Day, promovida pela SPM desde 2003, e o reconhecimento europeu de teses distinguidas pela SPM;

  • O contributo para a comunicação da FEMS, com a integração de Joana Sousa como FEMS Web & Social Media Executive desde outubro de 2024.


Num contexto em que os materiais avançados são estratégicos para a transição energética, digital e industrial da Europa, a presidência da Prof.ª Paula Vilarinho constitui um reconhecimento do papel ativo da comunidade portuguesa de Materiais no panorama europeu.


A SPM endereça os seus mais sinceros parabéns à Prof.ª Paula Vilarinho  e ao Prof. Luís Pereira, desejando-lhes pleno sucesso no exercício das suas funções ao serviço da Ciência e Engenharia de Materiais, que certamente contribuirá para reforçar a visibilidade, o impacto e a influência da Ciência dos Materiais em Portugal e na Europa.



 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page